Global Integration Bootcamp 2020
No último dia 07/Março tivemos o Global Integration Bootcamp 2020, um evento global para conhecermos mais sobre as ferramentas de Integração disponíveis no Azure da Microsoft. Saiba como foi o evento a seguir.
Sobre o Global Integration Bootcamp 2020
Conforme a descrição oficial do site, o Global Integration Bootcamp é:
(…) um evento gratuito, impulsionado por grupos de usuários e comunidades em todo o mundo, apoiado pela Microsoft, feito para quem quer aprender mais sobre as ferramentas de integração da Microsoft. Neste eventode dia inteiro mergulharemos na pilha de integração da Microsoft com palestras entregues a você por especialistas e líderes de comunidade.
O foco principal do evento, neste ano, era falar sobre:
- Event Hubs
- Logic Apps
- Service Bus
- Enterprise Integration Pack
- API Management
- On-premises Gateway
- Hybrid Integration
- Microsoft Flow
Além disso, como um evento global, ele aconteceu simultaneamente em várias cidades ao redor do mundo:
- Austrália (Brisbane, Melbourne)
- Brasil (Belo Horizonte, São Paulo)
- Canadá (Calgary)
- Gana (Acra)
- Índia (Coimbatore)
- Nova Zelândia (Auckland)
- Holanda (Roterdã)
- Espanha (Barcelona, Madri, Santa Cruz de Tenefire)
- Estados Unidos (Chicago)
A edição de São Paulo foi organizada e patrocinada pela CloudMotion, e aconteceu na WeWork do WTMorumbi.
Olha só de quanta coisa legal falamos!
As sessões
Cada localidade hospedando o evento tinha uma grade e uma agenda diferentes. No caso da edição de São Paulo, nossa grade de palestras era:
- Integração Híbrida: Porque sua empresa não nasceu na nuvem
- Integração avançada entre sistemas com Azure Logic Apps
- Integração entre sistemas com Azure Event Grid e Serverless
- Azure Service Bus: Aprimore a capacidade de comunicação de seu sistema
- Automação de processos com PowerAutomate
- Event Hubs
Integração Híbrida: Porque sua empresa não nasceu na nuvem
A abertura do evento ficou a cargo deste que vos escreve. Nesta palestra, o tema era:
Para a maioria das empresas, ir para a nuvem é um processo longo e complexo - afinal, há um enorme legado rodando em servidores locais. Já que não dá para “virar a chave” de uma vez, é preciso integrar dados locais e serviços na nuvem. Veja nesta palestra como explorar os recursos de Integração Híbrida do Azure, além de ferramentas e práticas de DevOps, para ajudar sua empresa na sua jornada para a nuvem.
Falamos de bastante coisa aqui - On-premises Data Gateway, Enterprise Integration Pack, Azure App Service Hybrid Connections, Azure IoT e Azure Stack - e como essas peças todas se unem para permitir a integração entre sistemas e dados distribuídos entre datacenters locais e a nuvem.
Integração avançada entre sistemas com Azure Logic Apps
A segunda sessão ficou a cargo do Claudio Romão:
O Azure Logic Apps permite criar diversos workflows de integração entre sistemas - dos mais simples aos mais complexos. Nesta palestra você verá como integrar sistemas e até mesmo fontes de dados através do serviço Logic Apps do Azure
O Claudio mostrou como usar o Azure Logic Apps para montar workflows de integração entre sistemas. Dá para fazer um monte de coisas bacanas, dispensando a escrita de código para construir integrações entre sistemas!
Integração entre sistemas com Azure Event Grid e Serverless
Mais uma palestra minha, agora sobre Azure Event Grid:
A computação guiada por eventos (“event-driven computing”) permite que aplicações reajam a ocorrências (eventos) vindos de outros sistemas. Conheça nesta palestra o Azure Event Grid, e como ele simplifica cenários de integração baseados em eventos.
O Event Grid é uma alternativa interessante para quando você precisa criar sistemas que reajam a eventos externos, sejam estes produzidos pelos serviços do Azure ou mesmo por sistemas próprios ou de terceiros.
Azure Service Bus: Aprimore a capacidade de comunicação de seu sistema
Depois de uma troca imprevista de salas :-) chegou a vez do Lucas Rocco falar sobre Azure Service Bus. Olha só sobre o que ele falou:
Como resolver problemas de capacidade e escalabilidade de sua aplicação? Utilizar mensagens para aprimorar e diminuir a carga de seu sistema, tem sido uma forma que vem se demonstrando eficaz em minimizar esses problemas. E com Azure Service Bus, você tem meios de atingir esse objetivo.
A palestra dele foi uma das mais elogiadas da tarde. A galera curtiu muito aprender um pouco mais sobre como construir sistemas desacoplados de larga escala usando o serviço de mensageria do Azure Service Bus.
Automação de processos com PowerAutomate
Outra palestra do Claudio Romão, agora sobre PowerAutomate:
O PowerAutomate (anteriormente conhecido como “Microsoft Flow”) é uma plataforma SaaS de automação de fluxos de trabalho (“workflows”) poderosa mas simples de usar - até mesmo por usuários de negócios. Veja nesta sessão como integrar o PowerAutomate ao dia-a-dia da sua empresa.
O PowerAutomate é a versão “consumer” do Azure Logic Apps, e permite que usuários não-técnicos construam diversos tipos de integrações entre serviços de nuvem, aplicações SaaS e sistemas on-premises ou em nuvem.
Event Hubs
Por fim tivemos o André Araújo falando sobre o Event Hubs e como fazer processamento e ingestão de grandes volumes de dados.
Conclusão
E você, esteve no evento? O que achou? Curtiu o conteúdo?
Deixe sues comentários sobre o evento - e ideias para nossos próximos eventos - aqui na seção de comentários!
Um abraço,
Igor
31/03/2020 | Por Igor Abade V. Leite | Em Eventos | Tempo de leitura: 5 mins.