Como baixar uma imagem ISO original do Windows
Vamos supor que você tenha a chave de produto do Windows 8.1 – você ganhou (ou comprou) uma licença de Windows. Mas por algum motivo, não tem mais a mídia de instalação. E agora?
O Emmannuel Brandão (da Lambda3) me mostrou este tuíte do Juan Lopes e me perguntou se eu sabia de alguma solução:
Amigos que usam Windows, tenho uma Product Key pro Win8, mas não tenho nenhum Windows instalado nem DVD/ISO. Como posso baixar legalmente?
— Juan Lopes, SJW (@juanplopes) 22 junho 2015</blockquote>
Bem, ‘bora registrar a resposta! :-)
A Microsoft oferece duas soluções distintas para obter imagens ISO de maneira legal (ou seja, baixadas diretamente do seu site):
- Para Windows 7: o site Microsoft Software Recovery. Esta é a maneira mais conveniente de se obter uma imagem ISO. Infelizmente ele ainda não oferece suporte ao Windows 8/8.1
- Para Windows 8: A ferramenta “Media Creation”, disponível na página Create Installation Media for Windows 8.1.
Windows 8 Media Creation Tool
Acesse a página Create Installation Media for Windows 8.1 e faça o download da ferramenta:
Depois, é só executar a ferramenta e escolher a versão desejada do Windows:
O problema desta opção é que você precisa ter um Windows rodando para executá-la. Se você não tem o Windows – por exemplo, você tem um Linux e quer fazer um dual-boot com Windows – como rodar a ferramenta?!
Se você não tem nenhum Windows instalado (estou assumindo que você tem uma distro Linux já instalada e quer fazer dual-boot), tem duas opções para conseguir rodar a Ferramenta de Criação de Mídia:
- Baixe uma versão trial do Windows, que você vai usar apenas para poder instalar e rodar a ferramenta de criação de mídia; ou
- Baixe uma VM com Windows e rode-a no VirtualBox, também apenas para poder executar a ferramenta de criação de mídia. Você encontra algumas VMs pré-configuradas com Windows aqui.
Sim, eu sei – ambas são soluções horríveis. Mas enquanto o site de Software Recovery não oferecer a possibilidade de baixarmos ISOs do Windows 8 (da mesma forma que ele atualmente suporta o 7), não temos muita opção.
Um abraço,
Igor
23/06/2015 | Por Igor Abade V. Leite | Em Técnico | Tempo de leitura: 2 mins.