Como instalar o Windows 8 a partir do USB num sistema com UEFI
Recentemente peguei meu novo notebook (um Ultrabook Dell XPS 14 – aliás, uma excelente máquina!) e, como a máquina já vem com UEFI (uma evolução do antigo BIOS que existe desde os tempos dos primeiros IBM-PC), decidi tirar proveito do fato de que o Windows 8 é otimizado para sistemas com UEFI. Agora, cá entre nós: se essa instalação tivesse sido fácil você não acha que teria virado um post, né? Bem, vamos lá. Mas antes, um aviso… <table cellpadding="2" width="633" style="background-color:cornsilk;" cellspacing="0" > <tbody > <tr >
</tr> </tbody> </table>
1. Habilitar UEFI
Essa etapa varia, naturalmente, de computador para computador. A maioria dos novos computadores (sejam notebooks, desktops ou servidores) vêm com os dois sistemas – BIOS e UEFI. E, por padrão, vêm com o BIOS habilitado para garantir compatibilidade com sistemas operacionais que ainda não suportem o novo UEFI. No caso no meu XPS 14 o procedimento foi o seguinte: ao acessar o Setup do notebook, desabilitei a opção “Legacy ROM” (também conhecida como BIOS) para forçar o sistema a entrar apenas com UEFI: Depois disso, eu inocentemente achei que era apenas esperar meu indefectível pen drive com a instalação do Windows 8. E é lógico que não ia ser tão fácil assim…
2. Preparar o pen drive USB
Depois de muito quebrar a cabeça e pesquisar mais ainda na internet, veio a explicação (que, agora, soa bem óbvia): pen drives, por padrão, são formatados usando o padrão MBR, que é o formato de partições usado e reconhecido pelo BIOS. Sistemas UEFI, por outro lado, usam o formato GPT. Logo, o “truque” é reformatar o pen drive no formato GPT. Para isso, conecte seu pen drive e abra um prompt de comando elevado (os exemplos abaixo foram feitos num sistema já com Windows 8, mas funcionam também numa máquina com Windows 7).
- Digite diskpart e depois digite list volume para localizar seu pen drive: Essa etapa é bem importante. Preste muita atenção no número do volume do pen drive (no meu exemplo acima, é o número 5). Se você anotar o número errado, pode apagar seu HD!
- Agora apague o volume do pen drive. Sem isso, não é possível reformatá-lo como GPT. Execute, na sequência, **select volume
** e então **delete volume override** para apagar o volume. ![Diskpart: Select volume e Delete volume](http://igoravl.files.wordpress.com/2012/11/snaghtml3aa609.png) - Agora, para podermos criar nossa partição GPT, é preciso primeiramente converter o disco. Execute o comando convert gpt:
- Agora podemos criar nossa partição. Ela deve ser primária e formatada como FAT32. Para isso, execute os comandos create partition primary e format fs=fat32 label=”Windows 8” quick:
- Agora seu pen drive está pronto! Copie o conteúdo da imagem ISO do Windows 8 para dentro de seu pen drive, dê o boot e divirta-se com seu novo computador!
3. Copiar o Windows para dentro do pen drive USB
Agora seu pen drive está pronto! Copie o conteúdo da imagem ISO do Windows 8 para dentro de seu pen drive (sim, é só copiar; não precisa fazer nada de especial), dê o boot e divirta-se com seu novo computador! Um abraço, Igor
20/11/2012 | Por Igor Abade V. Leite | Em Técnico | Tempo de leitura: 3 mins.